Segunda via do CPF

O CPF é um dos documentos mais importantes de pessoa física. Somente com ele você consegue ter crédito, conta em banco e outras necessidades habituais de todo brasileiro. Porém, algumas vezes o plástico do documento estraga, ou envelhece, ou a pessoa é roubada ou até mesmo perde. Para isso, é possível pedir a segunda via CPF.

Nos próximos tópicos você vai entender como emitir a segunda via CPF. Preste bastante atenção para você ir com os documentos certos e sair com o seu novo Cadastro de Pessoa Física. Confira!

Segunda via CPF: Como solicitar?

Você pode solicitar a segunda via do CPF de algumas formas. A mais simples de todas é pela internet. Se você não declara imposto de renda, isso é muito simples de ser feito na página da Receita Federal.

É só entrar, colocar o número dos seus documentos que logo é emitido o seu CPF. Se você declara Imposto de Renda, existe uma ferramenta chamada Ecac que faz esse trabalho para gerar a segunda via do CPF.

Caso você prefira fazer isso fora da internet, também é possível. Agências dos Correios, do Banco do Brasil e até da Caixa Econômica Federal fazem esse processo.

Em muitas cidades há centros que retiram praticamente todos os documentos, se na sua cidade tem algum desses locais, é só ir lá com identidade, título de eleitor e outros documentos que você tenha para conseguir tirar a segunda via CPF.

Não tem CPF? Como tirar online?

Você pode emitir o CPF novo online é muito simples. Basta entrar no site da Receita Federal, informar o número do seu CPF, seu nome, data de nascimento, nome da sua mãe e o número do título de eleitor.

Com isso, a Receita vai gerar um protocolo com os seus dados e informar quando e onde você deve retirar a via do documento.

É bem simples mesmo. Se você declara Imposto de Renda, é preciso usar a plataforma eCAC também da Receita Federal.

Nela vão pedir apenas o número do seu CPF e a data de nascimento.

Aí o processo é o mesmo: gerado um protocolo com o local e o horário para buscar o seu CPF.

Segunda via CPF pelo nome

Não tem como fazer o pedido da segunda via do CPF apenas com o seu nome. Seja no atendimento físico ou online, vão pedir outros dados, como data de nascimento, nome da mãe, número do título de eleitor, por exemplo.

Mas são dados que você consegue de forma simples, até mesmo na internet o número do título de eleitor está disponível para quem quiser pesquisar.

Consulta da situação do CPF

Para consultar a situação do seu CPF você pode entrar também no site da Receita Federal que lá tem uma página exclusiva para isso.

CPF Infantil

Para menores de 16 anos, o CPF só é feito com base em documentos próprios do menor, além de um documento de identificação dos pais ou responsáveis.

Para isso, é preciso que esse pedido seja feito pessoalmente, nos Correios, para que o atendente avalie os documentos apresentados.


Ivan Savi

Empresário Contábil Professor Universitário Apaixonado pelo que faz

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *